Veja 5 acções para sua empresa estar bem preparada para lidar com eles.
![Post Moure Incidentes de segurança com dados pessoais](https://static.wixstatic.com/media/d691ef_eb4091dc4f5d40dc928e2015633ae55b~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/d691ef_eb4091dc4f5d40dc928e2015633ae55b~mv2.png)
Quando o assunto é incidente de segurança, uma máxima tende a ser comum à maioria das empresas: “não é uma questão de SE, mas QUANDO” acontecerá um. O fato é que, com o aumento expressivo de eventos deste tipo, especialmente no Brasil (que vem se tornando um atrativo em razão do alto volume de dados e baixa maturidade em segurança), estar preparado é fundamental.
Segundo pesquisa recente da IBM Security com o Instituto Ponemon, empresas com estruturas preparadas para lidar com incidentes podem vir a ter uma redução de 58% nos custos na sua condução se comparadas com o custo médio global (que é de US$ 4,82 milhões!).
Veja cinco pontos que separamos para que sua empresa esteja afiada nesses momentos:
• Tenha um bom plano: previsto na LGPD, o plano de resposta a incidentes deve trazer conforto na crise, sendo fundamental contar com regras claras, escalonamento na condução interna, metodologias de avaliação de risco para comunicação às autoridades e aos titulares etc.
• Treine sempre: de que adianta um plano perfeito no papel se a sua efetividade nunca foi testada na prática? Abuse de treinamentos e dinâmicas de conscientização (como jogos e simulações) para aplicar com os colaboradores.
• Conheça os seus parceiros: “diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”. Cerca de 1/5 das violações é causada pelo comprometimento na cadeia de fornecedores. Para não colocar abaixo o trabalho que sua empresa fez, verifique o nível de adequação e maturidade por meio de questionários, auditorias e contratos condizentes com a criticidade do caso.
• Invista em segurança: com o crescimento do mercado de deep e dark web, a adoção de arquiteturas “zero trust”, com inteligência artificial, automação, recursos XDR e monitoramento de equipamentos remotos (de acordo com a legislação) são algumas das possibilidades presentes no mercado.
• Tenha em mãos o contato do especialista: no momento de crise, nada melhor que estar apoiado em quem tem experiência no assunto. Para não ter que discutir questões comerciais na última hora, uma boa medida é saber quem entende do tema, não sendo exagero manter contratos pré-estabelecidos com estes.
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